sábado, 24 de dezembro de 2016

RESENHA: GRAÇA PREVENIENTE



RESENHA
Valdemir Pires Moreira*

NASCIMENTO.VALMIR

Graça Preveniente 
São Paulo: Editora Reflexão, 2016, 158 p.


Uma das acusações contra a teologia arminiana, principalmente a Armínio-Wesleyana, é a de que o ensino da graça preveniente não tem base bíblica. É bem verdade que o termo não se encontra na Bíblia Sagrada, mas seu ensino é claro nas páginas das Escrituras. A graça preveniente está presente nos ensinos dos país da igreja, em Agostinho de Hipona, em Jacó Armínio e de maneira mais sistematizada em John Wesley. Ao defendermos essa doutrina, nos distanciamos das acusações infundadas de que somos semi-pelagianos, e nos firmamos na ortodoxia cristã.

Graça Preveniente é uma obra inédita no assunto por ser a primeira escrita por um teólogo brasileiro. Valmir Nascimento é pastor da Assembleia de Deus de Cuiabá (MT), mestre em teologia e graduado e pós-graduado em direito. A referida obra é apresentada de maneira irênica e graciosa.

Na introdução da obra, o autor informa-nos sobre o valor que é estudar sobre a doutrina da graça preveniente, esclarece que a mesma é uma doutrina seminal na teologia cristã, que ocupa um lugar privilegiado na história do pensamento cristão, e no meio protestantismo, e faz link ao postulado da reforma, o Sola Gratia. Lembra ainda de seu valor relevante para a vida cristã. No primeiro capítulo, Valmir trata de definir o termo graça, fazendo alusão tanto ao AT quanto ao NT, e nos mostra de maneira sistemática a coerência da doutrina da graça preveniente. No segundo capítulo, nos apresenta um panorama histórico da graça preveniente que passa pelos pais da igreja até John Wesley, no decorrer desse capítulo, Valmir registra uma interessante analise do teólogo Alister McGrath, que aponta nos ensinos de Santo Agostinho três funções essências sobre a graça, são elas: A graça preveniente; a graça operativa e a graça cooperativa, encerrando esse capítulo abordando em John Wesley, onde ele aponta no teólogo metodista uma graça preveniente irresistível em um primeiro momento mas que pode ser resistida no decorrer de sua ação na vida do homem caído. No terceiro capítulo, o autor discorre sobre as características da graça preveniente em sua abrangência, seu momento de operação e a resistência humana da mesma. No quarto e último capítulo, Valmir nos informa que a graça preveniente é una e ao mesmo tempo multiforme em sua ação, pois demonstra-nos que ela age iluminando, convidando, convencendo e capacitando o homem para atender ao chamado da salvação em Cristo Jesus nosso Senhor. Ele conclui sua obra fazendo ricas observações sobre o hino Amazing Grace (Maravilhosa Graça) de John Newton.

Agradecemos a Deus pela vida do pastor Valmir Nascimento, um de nossos teólogos brasileiros em destaque na produção da teologia arminiana em nosso Brasil. Agradecemos a editora Reflexão por mais essa parceria e contribuição no crescimento da teologia arminiana em nosso pais.

*Valdemir Pires Moreira é diácono da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caucaia (CE), professor da Escola Bíblica Dominical e Administrador das páginas no Facebook Teologia Arminiana em Vídeos e Teologia Arminiana em Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário