segunda-feira, 27 de junho de 2011

O AMOR POR EXCELÊNCIA

Por: Valdemir Pires Moreira


INTRODUÇÃO

O texto de João 3.16, é uma das passagens mais conhecida da Bíblia, é o Evangelho resumido, o Evangelho em miniatura, aqui, nestas poucas palavras, vê-se o plano de Deus, que é seu propósito de salvar a humanidade. O texto também nos mostra o seu autêntico amor de Deus pelo seu povo que foi lavado e remido pelo seu sangue.

1. Porque Deus, O Maior Ser.

Aquele que é:

a) Onipotente (Sl 91.1)

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará”.

b) Onipresente (Pv 15.3)

“Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando maus e os bons”.

c) Onisciente (Sl 44.21)

“Porventura, não conhecerá Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração”.

É esse Deus a quem você serve?

2. Amou, O Maior Sentimento.

Encontramos na língua grega varias significados para a palavra amor, são eles:

Eros, que significa paixão, sendo o amor no sentido da atração de um jovem por uma jovem. Storgos, que significa carinho, usado entre pais e filhos. Filia, que significa o amor fraternal, usado para o relacionamento entre amigos e irmãos e a palavra Ágape, que significa Amor de Deus, isso é, o amor sem limites. Amor que excede todo entendimento. Foi com esse amor que o Senhor Deus enviou o seu único Filho para morrer na cruz por nossos pecados.

3. O Mundo, O Maior Grupo.

O mundo aqui não é o planeta terra; o mundo aqui não é o sistema “organizacional” que rege a terra. O mundo aqui é a humanidade em geral. Deus nos ama com um amor tão profundo, que esse amor nos alcançou quando estávamos nas profundezas do pecado. Deus lhe ama, não importa o tipo de pecado que você tenha cometido, hoje Ele quer lhe perdoar. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

4. De Tal Maneira, O Maior Grau.

Não foi de qualquer maneira que Deus amou o mundo, foi de uma maneira tão sublime, que até hoje muitos não compreendem tal ação. Temos nós compreendido o grau do amor de Deus para conosco?

5. Que Deu, O Maior Ato.

A Bíblia fala ato de dar, cerca de 1.520 vezes, é uma atitude que poucos praticam, a Bíblia diz que Deus “Ama ao que dar com alegria” (2 Co 9.7). Você tem dado algo a Deus.

6. O Seu Filho Unigênito, A Maior Dádiva.

Deus não nos deu qualquer coisa, Ele não nos deu o principal anjo dos exércitos celestial (O Arcanjo Miguel), não! Ele nos deu o seu Filho. Em Mateus 12.35b está escrito: “O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas”. Deus nos deu o melhor do seu tesouro, nos deu o seu único Filho.

7. Para Que Todo Aquele, A Maior Oportunidade.

Se você já o aceitou como seu único e suficiente Salvador de sua vida, continue firme. Mais se você não o aceitou ainda, o momento é agora, a grande oportunidade é essa, enquanto a vida a esperança. Entregue a sua vida a Jesus Cristo não desperdice essa sublime oportunidade.

8. Que nEle, A Maior Atração.

No volume 2 do livro a espada cortante do saudoso Orlando Boyer há um relato de D.L. Moddy que contou o seguinte acerca de Harry Moorehouse, da Irlandia, quando pregou na sua igreja, noite após noite, sobre o grande versículo do amor, de João 3.16.

“O homem que não tem alguém que o ame, nem mãe, nem esposa, nem filhos, nem irmãos, pertence à classe dos que se suicidam. Há uma coisa que atrai mais que tudo, e isto é o amor”.

O amor do Senhor Jesus Cristo é a maior atração que há existiu na face da terra, pois esse amor já atraiu a si, ladrões, prostitutas, drogados, feiticeiros, homossexuais, e estar a atrair vários tipos de pessoas, pois só nEle, a atração maior é que encontramos alivio e conforto espiritual para nossas vidas.

9. Crer, A Maior Simplicidade.

A palavra grega em grego é pisteuo e inclui três elementos principais:

Plena convicção de que Cristo é o Filho de Deus e o único Salvador do perdido pecador; Comunhão com Cristo pela nossa auto-submissão, dedicação e obediência a Ele e Plena confiança em Cristo de que Ele é capaz de conduzir o crente a salvação final e a comunhão com Deus no Céu.

10. Não pereça, a maior promessa.

A maior promessa de Deus para o ser humano é a promessa do livramento da morte (morte eterna). Perecer é partir dessa vida para a outra, afastado de Deus. Jesus Cristo veio para salvar os pecadores (1 Tm 1.15).

11. Mas tenha, A vida Eterna.

A morte entrou no mundo pelo pecado (Rm 5.12), que é rebelião contra Deus. Assim, o pecado envolve a perda da “vida”. A vida eterna é a restituição da vida, perdida pelo homem no jardim do éden. Como será a vida Eterna?

Disse o apóstolo Paulo em 1 Co 2.9, “Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para ao que o amam”.

Conclusão

Por mais que o homem possa querer imaginar, qual o grau e a profundidade do amor de Deus, creio que isso será impossível, tendo em vista a nossas limitações humanas. No entanto, ao passo em que eu me aproximo mais de Deus, e si entrego por completo a Ele. Isso me proporciona conhecer um pouco mais deste Deus tremendo e Todo-Poderoso.

Que Deus em Cristo continue abençoando toda a sua igreja. Amém.


Em 25 de Julho de 2010 – Caucaia-Ce

Um comentário:

  1. Paz do Senhor Jesus!

    Estamose seguindo seu blog...

    Deus continue abençoando sua vida!

    Charles Araújo

    ResponderExcluir